portal R7 também detona Lua nova

21 de novembro de 2009

Temos boas e más noticias: as boas, infelizmente, são somente para os produtores e distribuidores que têm em suas mãos um filme à prova de crítica, as adolescentes certamente o transformarão num grande êxito, ainda maior que o primeiro (até porque tiveram tempo de aumentar desde então a popularidade dos livros e tornar a série mais conhecida).

A má é que dá impressão que não melhoraram de propósito, este segundo capítulo é quase tão ruim quanto o primeiro. Tem pouca ação, é interminável e com vários finais (depois que se percebe que são realmente 130 minutos), os efeitos especiais não melhoraram (os lobisomens são falsos e mal feitos e deixam saudade do Lobisomen Americano em Londres feito há mais de 20 anos). Não adiantou trocar de diretor, este Chris Weitz é frio, não sabe criar tensão, atmosfera, emoção ou sequer romance. Para não dizer que tudo é pior, realmente a maquiagem de Edward está ligeiramente menos falsa (mas em compensação resolveram cobrir o rosto dele de vez em quando com uma camada de brilhos de estrelinhas que é absolutamente inadequada).

 

A mocinha Kristen Stewart é um fenômeno de passividade, em qualquer circunstância, a qualquer momento, ela tem a mesma expressão de coisa alguma. Uma água parada com a boca perpetuamente aberta (tenho dúvidas, não sei se é para esconder o queixo feio ou mesmo falta de ar). Os olhos são parados, a cara pálida (aliás, comentada várias vezes no filme), declarando amor ou morrendo ferida tem sempre a mesma cara de ausência. Não está nunca aí para coisa alguma.

 

Verdade que o roteiro não ajuda nada. Não vamos lembrar nem do diálogo risível (a própria plateia da pré-estreia não perdoou, debochando de alguns), mas nos fixar na tentativa frustrada de criar um triângulo amoroso, o que nunca sucede, porque o novo casal, Bella e Jacob, nem sequer consegue se beijar direito.Obviamente, então, o rapaz não é páreo para o vampiro. Neste caso, a sumida que Edward dá logo, no começo da história só tem sentido porque a autora assim o ordenou, para prolongar a trama. Ele continua a fazer aparições esporádicas na forma de anjo da guarda/fantasma, enquanto a moça desenvolve uma perigosa tendência auto-destrutiva. Dá a impressão de que a roteirista (Melissa Rosenberg, a mesma do anterior e do próximo, Eclipse) se enganou de filme e fez uma cena de comédia tipo American Pie, com Bella indo no cinema com Jacob e outro rapaz (que passa mal quando vê filme de ação!). Nada a ver com o espírito do filme.

Nem tudo, porém, é desastroso. Robert Pattison tem um certo charme europeu que parece lhe ajudar (mas falta intensidade na cena de despedida do casal no começo, que é muito frágil). Depois, só Bella mesmo não saca que Jacob virou lobisomem (o menino Taylor do filme anterior tomou tanto anabolizante que ficou deformado, parecido com o Incrível Hulk. O rapaz, ao menos, ainda tem certa juventude e espontaneidade que compensam sua aparência mais assustadora que sedutora).

De vez em quando o filme melhora por instantes, porque surge um ator de verdade no deserto geral. Por exemplo, o vampiro de dredds, Laurent (Edi Gategi), que dá vida aos poucos momentos em que aparece. Mesmo Dakota Fanning, que tem errado muito, não se sai mal em suas poucas cenas como Jane. Não entendo o que faz o excelente Michael Sheen (A Rainha) novamente fazendo vampiro depois daquele horrível Underworld 3. Mas sempre um bom intérprete dá um up, apesar de prejudicado pelo figurino ruim e a direção de arte inominável (aquele gentarada vestida de encapuzados vermelhos em plena Volterra medieval, onde de repente pegam um elevador moderno e verde!). Não vou nem mencionar o fato de esquecerem Bella que machucou o rosto na cena anterior (bateu na pedra) e a trilha musical de canções insistentes (nenhuma delas é valorizada, mas ainda assim me pareceu das melhores coisas desta continuação).

Afinal é igual, ou pior do que o primeiro? Na dúvida, os autores vão ficar muito chateados no caminho do banco contando o dinheiro que fizeram.. Ah, esses fãs tão incautos…

3 Respostas to “portal R7 também detona Lua nova”

  1. VCF Says:

    Eu como fã incondicional de todos os livros que completam esta saga, custa-me imenso concordar que o filme Lua Nova é uma completa desilusão. O livro possui uma enorme intensidade emotiva que a Kristen Stewart não conseguiu transmitir aqueles que não tiveram a oportunidade de contactar com os livros. Este livro é poderoso em emoções depressivas e a Bella deste filme é passiva do início ao fim. Não se percebe muito bem o porquê do Jacob sofrer a alteração corporal, o triângulo amoroso só existe na cabeça de quem leu os livros – porque com o filme não chega lá – ou seja, todo o filme está demasiadamente forçado, demasiado mecânico… querem mostrar tudo o que está no livro resultando numa confusão tremenda em que as pessoas acabam por não tirar a mensagem que o livro nos transmite. Tenho muita pena que este filme – que me atrevo a dizer que não foi capaz de mostrar a verdadeira essência do livro – tenha apenas o seu estrondoso sucesso à custa das caras bonitas que apresenta. Se o primeiro funcionou tão bem porquê mudar de realizador… pelo menos o espírito do primeiro era mantido!

  2. Larissa Says:

    não concordo nenhum um pouco com o que vocês disseram do filme,se é tão ruim por que assistiram?Invejosos!isso é o que vocês são,porque sua emissora não tem tanta capacidade quanto a deles.

  3. Maya Liz Says:

    Vocês não sabem o que é amar alguem com toda a força que tem!Por isso vocês estão detonando o filme.Tenho apenas 18 anos e já amei alguem assim e tambem era impossível.Se o roteiro não está bom detonen o roteirista,não o filme todo.
    Vejam o filme quantas vezes for necessário para que vocês intendam o sentido do filme,a liçao tirada dele e se assim vocês não concluirem coisa boa é porque vocês não tem coração e nen bom gosto.Atenciosamente Maya Liz


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: