Crepúsculo tirado das prateleiras em livraria Mórmon: começo de boicote religioso?

30 de abril de 2009

livros-da-saga-crepusculo

Relatos dizem que a série de livros Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer foram retirados das prateleiras de uma livraria religiosa (The Dereseret) porque foi “de encontro com críticas mistas” dos clientes da loja. De acordo com o realto, a loja é propriedade da igreja Mórmon e sua principal receita provém da venda de livros. (¬¬)
Enquanto The Host continua nas prateleiras, diz o relato, a série Crepúsculo foi tirada da lista da livraria Mórmon.
Como todos sabemos, a própria Stephenie Meyer é Mórmon. Ela diz, “Eu sou… membro da Igreja de Jesus Cristo dos Recentes Santos… e isso tem enorme influência em quem sou e minha perspectiva sobre o mundo, e portanto também o que eu escrevo (apesar de ter sido perguntada mais de uma vez, ‘o que uma boa garota mórmon como você está fazendo escrevendo sobre vampiros?’)”.
Sim, até esse ponto, a série Crepúsculo recebeu pouco boicote das principais organizações religiosas. Esse evento, entretanto, pode marcar apenas o começo.
A série Harry Potter, de J.K. Rowling, (que também desovou uma grande série de filmes: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, e, agora, Harry Potter e o Príncipe Mestiço) recebeu uma similar (apesar de um tanto pior) rejeição incluindo banimentos como este.
Algumas semanas atrás, relatamos a vocês o fato de que uma minoria dos fãs da série Crepúsculo poderiam estar levando as coisas um pouco longe demais desenvolvendo a “religião” “Cullenista”, e devotando muito mais do que seu tempo sobressalente de lazer para o proveito da série (para dizer o mínimo). E com o lançamento do filme Crepúsculo de 2008 (com Robert Pattinson, Kristen Stewart, Taylor Lautner, Peter Facinelli, Nikki Reed, Jackson Rathbone, Kellan Lutz, Ashley Greene, Rachelle LeFevre, Cam Gigandet, Edi Gathegi, Billy Burke, Elizabeth Reaser, Justin Chon, Michael Welch, Anna Kendrick, e Christian Serratos e os quais serão seguidos com Lua Nova da Saga Crepúsculo e Eclipse da Saga Crepúsculo, e talvez Amanhecer da Saga Crepúsculo), atenção foi certamente arrastada para meandros da série em escala nacional. Sem contar, o lançamento de Amanhecer (que aconteceu em Agosto de 2008) significou que a série de livros Crepúsculo tomou um (spoiler) ângulo mais sexy.
Então, com o extremismo que pode estar pavimentando como o resultado da série Crepúsculo, a atenção arrastada para a série através do sucesso do filme, e as mudanças na censura que pode ser vista com a quarta parte, estamos encarando um boicote religioso contra a série?
Enquanto no começo, e talvez até agora, a série representou muitas qualidades celebradas de pessoas religiosas e grupos (e talvez até com organizações), com a castidade de Bella, a qualidade de sacrifício mostrada constantemente através de vários personagens, a importância da família, e, francamente, a tolerância que é disponível na série, livrarias como The Deseret estão tirando os livros de suas prateleiras (clamando fazê-lo como resultado de sentimentos “mistos” de sua base de clientes de acordo com a adequação em uma loja como esta). Alguém tem que se perguntar se isso é apenas o começo?
É possível que a série Crepúsculo passe por uma recepção similar por grupos religiosos como a série Harry Potter? Se sim, o que você pensa que é?

Créditos: Twilight Team

Anúncios

Uma resposta to “Crepúsculo tirado das prateleiras em livraria Mórmon: começo de boicote religioso?”

  1. Mariza do Carmo Says:

    Adorei o filme, e sem falar que é um orgolho ter membros tão intelectuais na igreja capaz de fazer uma revolução maravilhosa sobre o filme que todos que assistiram com certeza gostaram.Sem falr que Edward e o homem perfeito que toda mulher gostaria de ter.Parabéns pelo filme.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: